Cada vez mais são-nos exigidas competências relacionais! Nos empregos, com a família, com os amigos...
Espera-se que saibamos lidar com as situações potencialmente stressantes, que consigamos gerir o nosso tempo de forma adequada e que os conflitos sejam todos resolvidos de forma brilhante!
Assim, e porque nem sempre tudo é tão fácil como pode parecer, propomos algumas respostas que permitem o treino de determinadas competências comportamentais/relacionais e que proporcionam uma vida pessoal e profissional mais saudável.
No final da sessão, os formandos deverão ser capazes de compreender: o que é o conflito; os vários tipos de conflitos; o que os desencadeia e identificar algumas formas de lidar com os mesmos.
Conteúdo Programático
Definição, identificação, tipos e fases do conflito; A importância da comunicação na resolução de conflitos: Comunicação Interpessoal, saber escutar, saber dar e receber Feedback; Estilos de comunicação e assertividade; Estratégias na resolução e gestão de conflitos: Estilos e estratégias de gestão de conflitos, técnicas de negociação e tratamento do conflito de forma positiva; Prevenção dos conflitos ; Gestão das emoções na gestão de conflitos; Avaliação.
Destinatários
Público em geral com idade igual ou superior a 18 anos
Duração
8 Horas - Laboral ou pós laboral
Gestão de Stress
Objetivos Gerais
No final da sessão os formandos deverão ser capazes de compreender: o que é o stress; o que o desencadeia; identificar formas de evitar e/ou combate-lo.
Conteúdo Programático
Definição, causas e vulnerabilidade ao stress; Identificação dos fatores de stress internos e externos; Stress positivo e stress negativo; Stress pessoal e stress profissional; Sinais de stress: Alertas físicos, cognitivos e emocionais, sintomas físicos, cognitivos e emocionais do stress, atenção, memória e irritabilidade; Técnicas de gestão de stress; Técnicas para evitar o stress; Alteração de comportamentos; Planeamento e controlo de atividades; Comunicação eficaz; Avaliação.
Destinatários
Público em geral com idade igual ou superior a 18 anos
Duração
8 Horas - Laboral ou pós laboral
Gestão de Tempo
Objetivos Gerais
No final da sessão, os formandos deverão ser capazes de compreender: o que é a gestão de tempo; as várias formas eficazes e ineficazes de gerir o tempo, em função dos objetivos.
Conteúdo Programático
Gestão do tempo: Gerir o Tempo como um processo; Analisar o tempo; Clarificar objetivos; Perceber rotinas; Planeamento do Tempo: Criar e implementar planos de ação; Diferenciar tarefas segundo prioridades; Agendamento de atividades: Importância da Inovação; Grelhas de gestão de tempo; Construir agenda e registos diários; Comunicação eficaz como instrumento da gestão do tempo: Diferentes formas de comunicar; Bases de uma comunicação eficaz; Impacto da comunicação na gestão do tempo; Elaboração de trabalhos práticos; Avaliação.
Destinatários
Público em geral com idade igual ou superior a 18 anos
Duração
8 Horas - Laboral ou pós laboral
Curso de Relacionamento Interpessoal
Objetivos Gerais
No final da sessão, os formandos deverão ser capazes de compreender os diferentes tipos de relacionamento interpessoal bem como as estratégias para manter relacionamentos interpessoais saudáveis, nos diferentes contextos de vida.
Conteúdo Programático
Estilos de comunicação: Reconhecimento dos estilos próprios de cada formando; Características de cada estilo de comunicação: agressivo, passivo, manipulador e assertivo; Treino de assertividade – role playing; Escuta ativa – o que fazer, o que não fazer; Definição e identificação das causas do conflito; Tipos de conflitos e Fases do conflito.
Destinatários
Público em geral com idade igual ou superior a 18 anos
Duração
16 Horas - Laboral ou pós laboral
Assertividade
Objetivos Gerais
No final da sessão, os formandos serão capazes de compreender o que é assertividade e de a aplicar em situações simuladas.
Conteúdo Programático
Estilos de comunicação: Reconhecimento dos estilos próprios de cada formando; Características de cada estilo de comunicação: agressivo, passivo, manipulador e assertivo; Treino de assertividade – role playing; Escuta ativa – o que fazer, o que não fazer.
Destinatários
Público em geral com idade igual ou superior a 18 anos